IPCI - Instituto Profissional de Comunicação e Imagem

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IPCI - Instituto Profissional de Comunicação e Imagem

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Gabinetes

O GESP – Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais

O GESP é um Departamento do IPCI que tem como principal objectivo a aproximação dos discentes ao mercado de trabalho. É responsável pela colocação dos alunos Estagiários e acompanha-os na apresentação da sua Prova de Aptidão Profissional.

Compete a este Gabinete garantir, aos alunos do último semestre dos diversos cursos, a realização dos seus estágios em empresas e organizações abertas à cooperação, bem como o acompanhamento do respectivo estágio.

 Missão do GESP:

  1. Contribuir para o sucesso dos discentes no mercado de trabalho.
  2. Contribuir para o prestígio do IPCI.
  3. Estimular e aprofundar a relação escola-empresa.
  4. Contribuir para o desenvolvimento das empresas parceiras.

Este gabinete é responsável pela colocação, acompanhamento e avaliação dos estagiários no mercado local.
Existe no IPCI um pequeno manual contendo as “Normas Gerais de Funcionamento do GESP” para consulta dos interessados.
Tem efectuado um trabalho muito positivo no que respeita à avaliação dos estagiários. A maior parte das empresas empregadoras manifestam que os alunos formados pelo nosso instituto apresentam elevados conhecimentos técnicos, domínio das áreas leccionadas nos cursos, conhecimento da prática laboral, boa postura profissional e óptima relação com os colegas e superiores.

Algumas das empresas que têm recebido os nossos estagiários:

  • J.B. de B Imagem & Comunicação
  • Teledata - Escola de Artes Visuais
  • Emose - Empresa Moçambicana de Seguros
  • STV
  • SOICO
  • MCell
  • RM
  • Rádio Moçambique
  • Hotel Tivoli
  • Visão Publicidade
  • Lusomundo
  • 4 Design
  • Black Bird Int. Corp.
  • Rádio Viva
  • Xa-Vilar, Lda.
  • Riocotécnica
  • Transtécnica
  • Si-Soft
  • TVM
  • Aeroportos de Moçambique, dentre outros.

GIRP - GABINETE DE IMAGEM E RELAÇÕES PÚBLICAS

A sua equipa alargada - devido à participação de professores e alunos - pauta-se por manter a ‘via da comunicação’ sempre aberta entre a comunidade académica e demais entidades externas. Tal abertura apenas se torna possível graças à frequente organização de eventos, à concepção e inserção de publicidade nos média, à manutenção de uma assessoria de imprensa, à actualização do site, da imagem corporativa e do boletim periódico do IPCI (intitulado IPCIANO).

Outro dos méritos do GIRP tem sido o desenvolvimento de parcerias entre o IPCI e demais empresas e instituições, no âmbito da comunicação e das novas tecnologias, bem como a representação da Instituição em iniciativas externas consideradas relevantes.

Cooperação entre GIRP e organizações locais
Um bom exemplo do esforço de cooperação, encetado pelo IPCI, foi o protocolo assinado entre o Instituto e a MONASO, no sentido do GIRP conceber o desenho gráfico e a paginação do boletim Meditar e a colaboração encetada com o Diário Notícias através do envio de artigos feitos por alunos e professores do IPCI, de cariz reconhecidamente social.

Participação em júris
O GIRP, através da sua coordenadora, Dra. Helga Nunes, esteve presente nos júris do programa de TV “FAMA”, em Dezembro de 2006, e no II Festival Internacional de Publicidade de Maputo, em Maio de 2007.

Grupo de Protocolo do IPCI
O grupo de protocolo - constituído por alunos - é formado e coordenado pelo Gabinete de Imagem e Relações Públicas (GIRP) e esteve presente no programa televisivo FACES e no II Festival Internacional de Publicidade de Maputo.
(Foto de participação no FACES)
Apoio na organização de feiras e palestras
O GIRP participa igualmente na organização de feiras, nomeadamente da FACIM, e diversas palestras no IPCI, zelando para que tanto os recursos humanos como os recursos materiais presentes nos eventos sejam representativos da Instituição.

Elaboração de projectos para a área da comunicação
A coordenação do GIRP elabora projectos e campanhas de comunicação e publicidade, prestando serviços de consultoria.
Concepção de material promocional
A equipa do GIRP é també m responsável pela concepção gráfica e editorial de todas as publicações e demais material promocional relativo à organização. Nesse âmbito, o seu portfólio engloba o boletim periódico IPCIano, os folhetos, as brochuras, os anúncios e outros suportes.

Boletim IPCIANO
O Boletim assume-se como um espaço de interactividade, por excelência, e pauta-se por informar a comunidade interna e local acerca das actividades do Instituto e formar a comunidade académica, sobrevalorizando uma cidadania responsável e, sobretudo, os seus valores sociais.
Por outro lado, o IPCIano promove o gosto pela escrita e pela leitura e incita à participação de estudantes, professores, encarregados de educação e a sociedade de um modo geral.
Cabe ao GIRP a sua concepção gráfica e editorial.

GPA – GABINETE DE PROJECTOS E ASSESSORIAS

O GPA é um departamento estrutural do IPCI, que tem como principal objectivo a prestação de serviços.

O GPA prepara cursos e presta serviços nas áreas afins dos cursos do Instituto para o mercado moçambicano. Desenvolve técnicas de aperfeiçoamento de competências diversificadas, de acordo com a complexidade das situações, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados, ao mesmo tempo que proporciona um envolvimento dos discentes nas actividades ai executadas, preparando-os para o mercado de trabalho.

Os nossos consultores, simultaneamente formadores e docentes, possuem as ferramentas necessárias para a prestação de serviços de acordo com as necessidades e solicitações das empresas.

O Sector de Cursos de Capacitação Profissional tem uma coordenação própria apesar de funcionar no âmbito deste gabinete. A brochura apresentada pela instituição contempla vários cursos nos ramos da Comunicação, Turismo Marketing e muito outros.

PAP - Projecto de Aptidão Profissional

A Prova de Aptidão Profissional é uma das componentes do currículo de IPCI – Instituto Profissional de Comunicação e Imagem, constituindo condição essencial para a obtenção do diploma profissional.

Para finalizarem os seus cursos os alunos são submetidos a uma Prova de Aptidão Profissional (PAP). Esta prova é apresentada a um Júri onde tem assento representantes de associações empresariais, o Director Pedagógico e professores da Instituição.

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na concepção, execução e defesa por parte do aluno, de um projecto de Aptidão Profissional visando o desempenho profissional em empresas do sector relacionado com o curso frequentado.

O projecto tem carácter de investigação aplicada, integradora e mobilizadora dos saberes e competências adquiridos ao longo do plano de formação desenvolvido em sala de aula e em contexto de trabalho (estágio, visitas de estudo e palestras).

O projecto é pessoal e deve nascer do interesse do aluno na resolução de um problema profissional, factor determinante para que a prova seja um instrumento de interiorização de conhecimentos e de intervenção profissional.

A definição do projecto implica a apresentação das motivações pessoais, a análise de recursos, a recolha de informações, a definição de estratégias e da sua exequibilidade.

A PAP cria competências essenciais ao aluno para a resolução de problemas profissionais, nomeadamente: O espírito de iniciativa, a criação do auto emprego, a reflexão sobre as causas e/ou consequências das decisões profissionais, o desenvolvimento da capacidade de comunicação programação e avaliação.